A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses cresceu em outubro e atingiu 93,2 pontos, contra 92,7 registrados em setembro de 2017. Esse é o melhor resultado desde junho de 2015, quando o índice atingiu 97,2 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma alta de 2,5 pontos na intenção de consumo dos brasilienses. Em outubro do ano passado, a pesquisa havia registrado 90,7 pontos – valores abaixo de 100 indicam pessimismo por parte da população.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que apesar do número ainda não representar um otimismo por parte da população, o índice vem crescendo durante todo o ano de 2017, e a expectativa é que aumente até o final do ano. “Esse quadro de melhora na Intenção de Consumo das Famílias brasilienses ocorreu pela melhora das expectativas. O índice que mede a Perspectiva de Consumo registrou aumento de 7,8% na comparação mensal e atingiu 9,7% em setembro deste ano” afirma Adelmir. Ainda segundo ele, o levantamento mostra também que 70,7% da população se sente mais segura no emprego. Outro dado que chama atenção é o de que 49,2% dos brasilienses acreditam que a renda atual está melhor quando comprada com o mesmo período do ano passado.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como capacidade de consumo, atual e de curto prazo; nível de renda doméstico; segurança no emprego; e qualidade de consumo, presente e futuro.