Intenção de consumo das famílias do DF tem melhor resultado desde 2015

A intenção de consumo das famílias brasilienses cresceu em fevereiro de 2018 na comparação com janeiro e atingiu 99,6 pontos, contra 96,9 registrados no mês anterior. É o melhor resultado da série desde maio de 2015, quando o índice atingiu 101,1 pontos, segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal, divulgada pela Fecomércio-DF. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 7,6 pontos na intenção de consumo dos brasilienses. Em fevereiro do ano passado, a pesquisa havia registrado 92 pontos – apesar disso, o indicador total ainda se mantém abaixo da zona de indiferença – 100 pontos –, refletindo uma percepção de insatisfação com a situação da economia.

icO presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que após três anos de crise, o consumo das famílias tende a crescer. “Apesar do avanço do consumo da família brasiliense, ainda não chegamos aos patamares desejáveis, por isso continuamos abaixo da zona de indiferença. Mas a tendência para 2018 é de voltarmos a crescer economicamente e assim retomar o consumo como antes”, disse Adelmir. A pesquisa demonstra que 75,1% dos entrevistados se sentem mais seguros no atual emprego e 53,2% acreditam que a renda atual melhorou na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

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