Por Adelmir Santana é presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio).
O Instituto Fecomércio (IF) faz parte do sistema administrado pela Federação do Comércio no Distrito Federal e tem como objetivo fortalecer a integração entre mercado e escola, além de capacitar o empresariado e oferecer ferramentas de pesquisa. Dirigido pela competente Elizabet Garcia Campos, a instituição trabalhou arduamente em 2017 para cumprir seus objetivos. Somente no ano passado, foram atendidos mais de 5,9 mil alunos em busca do primeiro estágio. O IF também inseriu mais de 2,1 mil estagiários no mercado de trabalho e 1,4 mil menores aprendizes começaram suas carreiras graças ao esforço dessa entidade.
Do lado do empresariado, o Instituto realizou mais de 2,6 mil visitas a empresas de comércio e serviços, com a finalidade de conhecer melhor o mercado e oferecer treinamentos gerenciais customizados para os empreendedores. Com o intuito de se destacar, sempre buscando a excelência e a sua atualização, o IF participou de nove grandes feiras de estágio. Captar, gerar, armazenar e difundir o conhecimento necessário ao desenvolvimento dos setores empresariais foi o que motivou o Instituto. Ano passado, o IF desenvolveu 29 pesquisas sobre expectativa de vendas, mão de obra ocupada e formas de pagamento adotadas no setor terciário.
Entre as pesquisas realizadas estão as conjunturais, feitas mensalmente e elaboradas em parceria com o Sebrae no Distrito Federal, e as sazonais, realizadas nas épocas das datas comemorativas retratando os anseios dos lojistas. Em 2017, o IF inovou e começou a realizar levantamentos posteriores as datas, trazendo também as vendas reais apuradas no comércio do Distrito Federal. Para a realização dessas pesquisas foram entrevistados 15.804 empresários e 2.426 consumidores. Esperamos que em 2018 esses estudos continuem servindo como importantes ferramentas para auxílio dos nossos empreendedores e continuem sendo úteis para que possamos ter um melhor entendimento da economia brasiliense.