fbpx

Instituto Fecomércio realiza palestra sobre saúde mental pela campanha Janeiro Branco

Gestão das Emoções foi o tema da palestra oferecida pelo Instituto Fecomércio nesta segunda-feira (30), no auditório da Federação. A iniciativa faz parte do programa IF de Bem com a Vida. A palestra foi ministrada pela consultora na área de comportamento organizacional Maria Eugênia B. Costa, mestre e doutora em educação, e pela psicóloga Isabel Stepanski, mestre em Direção de Recursos Humanos.

IFO presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, abriu a palestra e ressaltou a importância de se administrar as emoções. “Quando se fala de emoções, se fala da essência de todos nós”, apontou. Ele disse que é preciso viver feliz e demonstrar essa felicidade. “É possível viver feliz, desde que a gente tenha pé no chão. Precisamos buscar a felicidade nas pequenas coisas”, afirmou Adelmir. Ainda segundo o presidente da Fecomércio, temos que enfrentar as situações diárias com muita sabedoria, sem se desesperar com as dificuldades cotidianas.

A palestra fez parte da campanha Janeiro Branco, uma iniciativa que busca mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão de tabus e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos. Segundo a diretora-executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, esse é um tema de suma importância que deve ser propagado. “A ideia é que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas.”

A consultora Maria Eugênia Costa tratou do valor do resgate da humanidade nas relações e ressaltou a importância da gestão das emoções para uma vida saudável. “Na gestão das emoções, antes de mais nada, precisamos prestar atenção no outro, trabalhar a escuta. Precisamos ser solidários”, disse. Ela explicou que as emoções estão no passado, no presente, e no futuro. Dessa forma, criamos uma memoria seletiva. “Quando estamos bem com a pessoa que amamos, por exemplo, só lembramos de coisas boas, mas se estamos mal, só conseguimos lembrar daqueles momentos ruins da relação. Isso porque selecionamos as memorias”, disse.

Já a psicóloga Isabel Stepanski falou sobre as emoções e os sinais que nosso corpo transmite em situações de estresse. “Todas as nossas emoções são legítimas. Como reajo a essa emoção é o que vai fazer a diferença”, declarou a palestrante. Para ela, a gestão relacional no ambiente de trabalho é muito importante, pois as emoções geram impactos muito prejudiciais na organização. “O estado de ânimo impacta na identidade pública da organização.”

Programa IF de Bem com a Vida

Além de oferecer integração e saúde aos colaboradores da instituição, o IF de Bem com a Vida promove a reciclagem de papéis e a coleta de cartuchos vazios de impressoras. Nas datas festivas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia das Mulheres e Dia dos Pais, são realizadas confraternizações entre os funcionários, recolhimento de agasalhos, cobertores e brinquedos que são doados a instituições de caridade da cidade.