Instituto Fecomércio realiza palestra sobre inovação e sustentabilidade

_RAP5822A Fecomércio-DF recebeu na manhã desta sexta-feira (6) a palestra “Apostando em inovação e pessoas para crescer com sustentabilidade”, proferida pela diretora-executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Garcia Campos, para os membros da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF). Na ocasião, foram apresentados os serviços e cases de sucesso do Instituto Fecomércio.

O presidente da ABRH-DF, Bruno Goytisolo, aponta que a associação tem um cronograma de eventos, dentre eles um café da manhã para troca de experiências, e a instituição escolhida para esta edição foi o IF. “A ABRH tem como principal razão de existir a disseminação das melhores práticas de gestão de pessoas. A ideia é agregar aos nossos associados uma troca sobre as ações inovadoras que estão sendo feitas e as diferentes formas de atuação”, explica Bruno.

Em sua palestra, a diretora-executiva do IF falou sobre os seis anos de colaboração no Instituto Fecomércio. Campos explicou a evolução da instituição e como se tornou referência para os outros IF’s do Brasil. “Todos os estados e o Distrito Federal possuem Federação do Comércio, porém não são todos que têm Institutos Fecomércio. Quando assumi a diretoria do IF-DF havia apenas seis Institutos no País. Agora, esse número é de 14”, apontou Elizabet. Ela contou que nesse contexto, fundou o Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio que já vai para a décima edição.

A coordenadora de empresa-escola do IF, Regina Malheiros, também ressaltou a importância da inserção do jovem no mercado de trabalho por meio do Instituto Fecomércio. “Atualmente, temos três mil estudantes estagiando em empresas do DF, desde menores aprendizes até alunos de universidades”, disse Malheiros. O IF oferece ainda cursos In Company nas empresas.

A supervisora de Coordenação de Estudos e Pesquisas, Eliane Barcelar, falou sobre as pesquisas elaboradas pelo Instituto Fecomércio como referência para tomada de decisões dos empresários brasilienses. “Temos as pesquisas sazonais e a conjuntural, que mede o volume de vendas, emprego e outros aspectos do comércio do DF mensalmente. Recentemente iniciamos as pesquisas de pós-venda das datas comemorativas, com o objetivo de mensurar as vendas do comércio”, apontou Barcelar. Ainda segundo ela, o setor também está capacitado para realizar pesquisas encomendadas por empresas de qualquer segmento.