O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) caiu 3,8 pontos em abril na comparação com março deste ano, fixando-se em 118,5 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou crescimento de 16,9 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Valores acima de 100 indicam otimismo.

icec7_1

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que todos os índices medidos na comparação mensal tiveram queda e que o índice que mede a Contratação de Funcionários foi o que mais caiu, fixando em 111,6 pontos, queda de 7,8 pontos. “Essa é a primeira baixa do ano. Nas comparações mensais, de janeiro a março, o índice só havia crescido. Mesmo assim, a recuperação do comércio ainda está ocorrendo, pois se formos analisar na comparação anual, o índice cresceu de forma muito satisfatória, com dois dígitos de aumento. A previsão é de que a economia brasileira cresça com mais força em 2018, na comparação com o ano passado”, diz Adelmir.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.