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Gigantes como o Google e o Whatsapp lançam ferramentas gratuitas para auxiliar pequenos e médios empresários

boletas (2)Antigamente, para vender no comércio era preciso apenas abrir uma loja. Nos dias atuais, muitas vezes não é necessário nem ter uma loja física para vender ou oferecer serviços. Isso graças à tecnologia. Hoje em dia, uma empresa não sobrevive ao mercado concorrente sem tecnologia suficiente para inovar os seus serviços prestados e produtos oferecidos. E sabendo dessa realidade, as grandes empresas de tecnologia, como Google, Instagram, Facebook e WhatsApp estão adaptando suas ferramentas para atender exclusivamente esse público empreendedor, com mais profissionalismo e efetividade nas vendas.

Hugo Giallanza, do Sindicato das Empresas de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF), explica que o último lançamento do mundo digital foi o WhatsApp Business, que chegou em janeiro de 2018 ao Brasil e está, temporariamente, disponível apenas para smartphones Android. “Acredito que em pouco tempo já terá versão para o sistema IOS”, afirma. O aplicativo se posiciona como uma ferramenta de comunicação com consumidores com capacidades mais sofisticadas do que as dos tradicionais emails. A ideia é poupar um recurso escasso para os empreendedores: o tempo.

Hugo explica que hoje o WhatsApp é utilizado por cerca de 80% das micros e pequenas empresas do Brasil e a maioria delas mistura a relação profissional com a pessoal. “A proposta desse novo aplicativo é substituir o meio pessoal pelo meio corporativo, dando proteção à empresa, agregando mais profissionalismo. O empresário pode ter dois aplicativos no mesmo aparelho, o WhatsApp pessoal e o Bussiness”, aponta. Uma das preocupações que o empreendedor deve ter a usar um aplicativo pessoal é a segurança.

A área de comunicação da empresa é um dos principais setores para o empresário se preocupar. “Esse sistema de mensageria corporativa é ótimo para se relacionar com o cliente, mas o problema é quem administra essa ferramenta. Com o WhatsApp normal, apenas um número e um aparelho podem administrar as conversas. Com isso, há duas situações: a pessoa demorar a responder ou o colaborador pode disseminar alguma informação errada ou até mesmo realizar algo ilegal”, ressalta. Já com o Bussiness, várias pessoas poderão ter acesso ao aplicativo de celulares diferentes, isso porque, pode-se cadastrar um número fixo como o contato principal do aplicativo. “Alguns dos recursos mais importantes para empreendedores de pequenas empresas são a automatização de mensagens, que permitem atalhos para textos padronizados mais longos, e as estatísticas de mensagens, importantes para verificar o quanto o aplicativo foi útil para os negócios” explica Giallanza.

O sócio proprietário da Criarte Publicidade, Pedro Mançur, sempre utilizou o WhatsApp para tratar com os clientes. “Alguns clientes têm resistência para marcar reunião, outros não gostam muito de falar pelo telefone, então ele é o meio de comunicação que melhor atende meus clientes. E como preciso de muitas informações dos clientes, sempre uso as mensagens, e quando dá, eles respondem. A relação é muito tranquila”, informa. Desde o lançamento do WhatsApp Bussiness, Pedro utiliza o aplicativo e, segundo ele, a versão empresarial melhorou muito a comunicação com os clientes.

De acordo com ele, as principais funções que facilitaram a relação empresa e cliente foram os alertas automáticos e as etiquetas. “Tem o horário de funcionamento da empresa no aplicativo. Então se o cliente manda mensagem fora do horário de atendimento, na hora chega uma mensagem automática para ele avisando que responderemos no dia seguinte, ou se for final de semana, responderemos na segunda-feira. Isso é muito bom, pois o cliente nunca fica sem resposta e consequentemente não ficará insatisfeito. Além disso, as etiquetas ajudam a identificar em qual etapa do trabalho aquele cliente está. Por exemplo, se o trabalho dele está pronto apenas esperando sua aprovação, ou se já foi aprovado. Posso etiquetá-lo como novo cliente, ou mesmo posso marcar os clientes pela cidade que mora, pois temos clientes de outras cidades, e assim por diante. Facilita muito o trabalho”, ressalta Mançur. Para ele, essa versão é muito básica, qualquer pessoa pode ter acesso ao aplicativo. “Acredito que esse é apenas o começo, depois o WhatsApp deverá desenvolver outras funções para ajudar as empresas nos negócios”, finaliza.

Plataformas digitais para as empresas:

WhatsApp Business – tem recursos extras para ajudar os empreendedores que atendem clientes pelo smartphone. Dentre eles, a automatização de mensagens. É possível configurar atalhos para criar textos de agradecimento, mensagens para o período em que o administrador estiver ausente ou mensagem de apresentação. Também é possível criar o perfil da empresa e adicionar informações cruciais, como endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho. Há o menu de estatísticas que pode ser uma maneira de mensurar o uso da conta corporativa. Dá para acompanhar dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Para facilitar a identificação de mensagens, há ainda a função de etiquetas, com marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”.

Google My Business – uma das intenções é incentivar cada dono de pequena empresa a colocar no ar seu próprio site. Assim, a plataforma une um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, com o objetivo de facilitar a divulgação do negócio online e possibilitar que o empresário aumente seu alcance e interação com o público. Além de atualizar informações sobre o negócio para que apareçam nos resultados das buscas e nos mapas do Google; também cria uma página no Google+, onde poderá compartilhar notícias e fotos sobre o negócio; poderá receber comentários sobre o negócio e respondê-los e analisar informações estatísticas sobre as visitas que recebe na página. Essas atividades podem ser realizadas tanto no computador quanto do seu celular, disponível para sistemas Android e IOS.

Google Adwords – cria e gerencia anúncios na web. A campanha pode ser feita por qualquer pessoa, não é preciso agência ou profissionais da área. O investimento para anunciar pode começar por R$ 1 e ir até o limite financeiro que a empresa disponibiliza para a ferramenta. Pode ser utilizado para tudo, seja para pesquisas, sites ou vídeos no YouTube.  Em qualquer opção, o anúncio pode ser criado e gerenciado via Google AdWords.

 Facebook – permite perfis empresarias, bastando criá-lo, escolher a área de atuação do empreendimento, preencher algumas informações, como foto que represente e identifique o negócio, escrever uma definição do que é a empresa e escolher o nome para a fanpage. Com a página criada, é necessário convidar pessoas para curti-la e começar a fazer postagens que chamem a atenção do público. Com o objetivo de impulsionar seus negócios usando a rede social, o Sebrae tem uma parceria com o Facebook para auxiliar os empreendedores no mundo digital.

Instagram – as contas para negócios permitem criar um perfil comercial e profissional. Empresas de qualquer tamanho podem ser reconhecidas com um perfil de negócios e divulgar a própria marca nesta rede social. O recurso é simples e funciona através de uma conexão da conta Instagram com a página da empresa no Facebook.

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