Frente Parlamentar do Turismo é lançada com apoio da Fecomércio

A Frente Parlamentar do Turismo foi lançada na tarde desta quinta-feira, na Câmara Legislativa, com o objetivo de ajudar a fortalecer Brasília enquanto destino turístico. Também foram apresentados durante a sessão projetos que estão sendo desenvolvidos pela Câmara Temática de Turismo da Fecomércio. Um exemplo é o concurso Marca Brasília — que vai fazer com que a população escolha uma marca que represente a cidade e os seus atributos. O projeto foi apresentado pela presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado.

claudiaO presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, ressaltou o papel da câmara temática da Federação e da frente parlamentar recém criada. “A nossa câmara está trabalhando há seis meses em diversos projetos. A nossa expectativa, com a criação dessa frente parlamentar, é de que possamos alinhar nossos programas e trabalhar todos juntos, o setor privado e o publico em consonância para vendermos bem a nossa cidade”, disse. “Mas, para isso, precisamos melhorar os equipamentos de Brasília, preparar a nossa casa para receber os turistas. Por isso, precisamos do poder público, já que não cabe a nós fazer a manutenção desse museu a céu aberto que é Brasília”, completou.

Na visão do presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio e do Sindeventos, Francisco Maia, a criação da frente parlamentar é de grande importância para o setor. “Essa novidade trará um grande fomento para a nossa causa que é alavancar o turismo no DF. A frente também ajudará na revitalização do Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do DF, que nunca funcionou, e servirá como um recurso importante. Sem investimento e apoio não podemos fazer nada, por isso temos grandes expectativas em relação a frente”, afirmou Francisco Maia.

O deputado distrital Wasny de Roure presidiu a comissão especial e foi o autor da proposta de criação da frente. Ele falou um pouco sobre a importância da atividade turística. “O turismo é uma excelente alternativa para criar novas receitas. O DF tem um potencial enorme para alavancar esse setor, porém temos muitas deficiências e fragilidades, por isso precisamos unir forças para enfrentar esse quadro de inércia que impede a evolução dessa atividade”, disse Wasny. O deputado acrescentou que a finalidade da frente é aprofundar o debate sobre o tema e executar políticas públicas integradas ao setor privado.

A Subsecretária de Turismo do DF, Caetana Alves Pimenta, disse que a frente representa um marco para a história do turismo da cidade. “Estou há 20 anos no turismo e vejo a data de hoje como um das mais importantes. Nesses anos de segmento eu vejo que as negociações em Brasília sobre o setor não mudaram muito. Agora, eu espero que essa frente possa estar conosco nessa luta de fomentar o turismo no DF”, disse Caetana.

Também estiveram presentes no lançamento da frente parlamentar o assessor parlamentar da Fecomércio-DF, Athayde Passos da Hora; o assessor tributário da federação, Eduardo de Almeida; a assessora de projetos especiais da Fecomércio-DF, Jackeyline Reis Mapurunga; o presidente do Sindhobar, Jael Antonio da Silva e a presidente da Federação dos Trabalhadores do Turismo e Hospitalidade, Vera Leda Ferreira de Moraes.

Marca Brasília

A integrante da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado, apresentou aos parlamentares o projeto Marca Brasília, que tem como objetivo mobilizar a população da cidade para a escolha de uma identidade que represente a capital do País. “Destinos turísticos consolidados tem uma imagem própria, quando se fala do Rio de Janeiro, por exemplo, lembramos da cidade maravilhosa, ou do Nordeste que tem uma identidade marcante. Em Brasília não temos isso, carece dessa característica. A capital do País é cheia de potencialidade, mas ainda não conseguimos identificar qual o nossa vocação”, disse Cláudia.

Para mudar este cenário, a câmara de turismo criará um concurso, onde a primeira etapa será online, com a participação de toda a sociedade. “Haverá várias fases, depois as propostas serão avaliadas por pessoas notáveis da cidade, como representantes de entidades e empresários, que vão fazer um corte para dez marcas. Depois iremos enviar as escolhidas para um grupo de docentes das universidades, para um olhar mais técnico sobre o trabalho. Por último, a sociedade escolherá a marca vencedora por meio de uma votação online”, explicou.

Integrantes da frente:

Wasny de Roure