fbpx

Fecomércio se reúne com Rollemberg para apresentar propostas desenvolvimentistas para Brasília

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, se reuniu na manhã desta quarta-feira (11), com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti, para falar sobre ações que vem sendo promovidas pela Federação do Comércio com o objetivo de fortalecer segmentos produtivos da economia brasiliense. Adelmir relatou que a Fecomércio criou, no âmbito da entidade, uma câmara temática de tecnologia da informação e pretende lançar entre junho e julho uma câmara temática de turismo e hospitalidade e outra câmara específica para elaborar projetos especiais voltados a ampliar o desenvolvimento da cidade (Câmara Especial de Articulação de Projetos Estruturantes para o Desenvolvimento do DF).

reuni

Esses fóruns têm como finalidade reunir o empresariado e elaborar propostas de políticas públicas e outras ações que visem a resolver os gargalos desses setores. Durante a reunião, Adelmir expôs a necessidade do governo apoiar a criação dessas câmaras e estreitar o relacionamento com a iniciativa privada. “O Estado deve acelerar sua inclusão na nova sociedade da informação e, para isso, é fundamental desenhar uma estratégia que garanta a constante atração de novos investimentos para Brasília”, explicou o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele salientou ainda que as câmaras têm um cunho empresarial, com o objetivo de discutir as principais dificuldades enfrentadas pelos segmentos. Segundo Adelmir, esses fóruns estarão focados em procurar soluções nas áreas de tributação, crédito, financiamento, comercialização, formação de recursos humanos e estímulos à inovação.

O governador Rodrigo Rollemberg ressaltou na reunião a vocação da cidade para ser um grande polo de tecnologia. O governador também se mostrou disposto a ajudar o setor produtivo. “Esse apoio a câmara temática é fundamental para alavancarmos juntos a economia regional. Queremos que a Fecomércio ajude a estruturar alternativas que auxiliem o governo no crescimento dos setores de tecnologia e turismo em Brasília”, afirmou o governador Rollemberg. “O setor privado tem naturalmente a expertise para executar essas ações de maneira bem mais rápida e menos burocrática. Essa iniciativa está em total consonância com o que buscamos de desenvolvimento econômico para Brasília”, completou.

Durante a reunião com o governador, Adelmir explicou ainda que a área de TI é essencial no desenvolvimento de todos os segmentos econômicos e sociais brasilienses. Por isso, a importância de se criar um grupo que possa alavancar as ideias e fomentar o setor. “O florescimento de novas empresas e o aumento da competitividade do segmento também é um dos nossos objetivos. Os primeiros passos já foram dados e existe um compromisso nosso com o governador de levar adiante essa proposta”, disse Adelmir.

Outra proposta da Câmara de TIC da Fecomércio é a criação de cursos que supram as lacunas de mão de obra da área. “Queremos um modelo para suprir as demandas do mercado, com a intenção de gerar emprego e fomentar a economia”, concluiu Adelmir. Também representaram a Fecomércio na reunião, o assessor de planejamento da entidade, Carlos Augusto Baião; e o diretor da Federação e empresário do ramo de farmácias, Rogério Tokarski.