Fecomércio-DF sedia reunião para fomentar turismo do Brasil Central

A primeira reunião do Brasil Central após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e do Tocantins em prol do turismo da região ocorreu na tarde desta quarta-feira (16), na sede da Fecomércio-DF.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que a intenção do Termo de Cooperação é fortalecer o turismo na área do Brasil Central independente do mandato de governantes. “As ações têm que ser algo nosso, da sociedade, do Estado. E a possibilidade de juntarmos as Federações, os governos, e as unidades do Sebrae, nos auxilia na transformação das cidades componentes da região Centro-Oeste em um recanto desejado. Esses Estados têm lugares lindos e muitas vezes não sabemos como trazer os visitantes e, por isso, precisamos nos preparar. Preparar as pessoas, ter bons serviços, bons atendentes, boas hospedagens, é uma série de coisas que precisamos para que as pessoas saiam encantados com todos os locais que visitaram”, ressaltou o presidente da Fecomércio-DF.

O vice-presidente da Fecomércio-DF e presidente da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da entidade, Francisco Maia, afirma que essa reunião foi o primeiro momento de interação das iniciativas de desenvolvimento integrado do turismo na região Brasil Central. “Cada uma dessas instâncias de governança apresentou seu plano de ação para que possamos fazer uma agenda positiva com essas ações, pois elas se somam e se complementam. O intuito também é evitar sobreposição de ideias para somar esforços e minimizar recursos econômicos. Com isso, potencializaremos o trabalho, já que todos têm o mesmo objetivo”, apontou Maia. De acordo com ele, entre as ações apresentadas pela Fecomércio-DF estão: a criação do Observatório de Turismo do Brasil Central; promover ações de qualificação para colaboradores do segmento; realizar ações de promoção internacional; promover estudo de viabilidade de rotas/planejamento de rotas – internacional e regional; e promoção da gastronomia da região – Festival de Gastronomia – Brasil Central.