Nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo, durante a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia, entre os dias 14 de junho e 15 de julho, o comércio do DF funcionará em horário especial. É o que foi decidido entre a Fecomércio-DF e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom-DF). O acordo também abrange os jogos durante finais de semana e a possibilidade de classificação para as fases seguintes do torneio. As horas não trabalhadas nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol poderão ser compensados conforme ajustado entre as partes, exceto domingos.

TAGUATIONGA SHOPPING (17)O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, destaca que a decisão atende a todos. Segundo ele, os trabalhadores poderão ver os jogos da seleção e os empresários terão a chance de lucrar durante o torneio. Adelmir ressalta ainda que o período de jogos deve beneficiar o comércio, principalmente os segmentos ligados a eletrônicos, caracterização pessoal, vestuário e alimentação. “Além das datas comemorativas tradicionais do ano, em 2018 temos a Copa do Mundo e essa é mais uma oportunidade para os setores de comércio e serviços reequilibrarem o faturamento, principalmente depois das baixas que o setor produtivo passou nos últimos tempos”, afirma Adelmir.

Entretanto, alguns setores, como o de bares e restaurantes, não fecharão os estabelecimentos em nenhum horário durante os jogos da Copa do Mundo. Já o segmento de supermercados, representado pelo Sindicato dos Supermercados (Sindsuper-DF), informa que não há nenhum acordo entre o sindicato patronal e laboral em relação ao horário de funcionamento, deixando para o empresário a livre escolha de fechar ou não durante toda a realização do campeonato de futebol. Dessa forma, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-DF) também esclarece que o funcionamento das farmácias de todo o DF será facultativo durante os jogos.

 Expectativa de venda do comércio durante a Copa do Mundo

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio os empresários do comércio esperam crescimento nas vendas de +12,64%; e em serviços de +10,28%, na comparação com o mesmo período de 2014. A coleta de dados do estudo ocorreu entre 6 e 11 de abril e foram entrevistadas 400 empresas de 17 segmentos do comércio e nove de serviços.

Acordo coletivo

Confira como funcionará o comércio de rua e shoppings no DF durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol, segundo o acordo coletivo de trabalho firmado entre o Sindicom-DF e os sindicatos da base da Federação: Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do Distrito Federal (Sindiauto-DF); Sindicatos do Comércio Varejista de Carnes Frescas, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas do DF (Sindigêneros-DF); Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel-DF) e Sindicato do Comércio de Material Óptico e Fotográfico do Distrito Federal (Sindioptica-DF).

  • Dia 17 de junho (domingo) – horário do jogo: 15h

Shoppings: fechados

Comércio de rua: as lojas que abrirem no período da manhã fecharão às 14h

  • Dia 22 de junho (sexta-feira) – horário do jogo: 9h

Shoppings: iniciarão as atividades após 12h

Comércio de rua: iniciará as atividades após 12h

  • Dia 27 de junho (quarta-feira) – horário do jogo: 15h

Shoppings: fecham às 14h30 e reabrem às 17h30

Comércio de rua: fecha às 14h30, retorno facultativo às 17h30

Havendo classificação para as fases seguintes, serão observados os seguintes horários nos dias de jogos:

  • Horário do jogo às 9h

Shoppings – início das atividades após 12h

Comércio de rua – início das atividades após 12h

  • Horário do jogo às 11h

Shoppings – fecham às 10h30 e retornam às 13h30

Comércio de rua – fecha às 10h30 e retorna às 13h30

  • Horário do jogo às 15h

Shoppings – fecham às 14h30 e retornam às 17h30

Comércio de rua – fecha às 14h30, com retorno facultativo às 17h30

  • Jogos aos domingos:

· Horário do jogo às 9h 

Shoppings – início das atividades às 12h

Comércio de rua – início das atividades às 12h

  • Horário do jogo às 11h

Shoppings  início das atividades às 14h

Comércio de rua – início das atividades às 13h30

· Horário do jogo às 12h 

Shoppings – início das atividades às 15h

Comércio de rua – fecha às 11h30, retorno facultativo após 15h30

  • Horário do jogo às 15h

Shoppings – fechados

Comércio de rua – fecha às 14h30, com retorno facultativo