2017-08-11- Fecomercio- reuniao do Marca Basilia no IESB-12Professores do Centro Universitário IESB – Campus Sul – apresentaram aos alunos da instituição, nesta sexta-feira (11), o concurso Marca Brasília. O encontro ocorreu em dois turnos: das 8h30 às 11h e das 19h30 às 22h, com mestres e aprendizes dos cursos de Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico. Na ocasião, foi explicado como funciona o processo para participar do concurso. Os professores também tiraram dúvidas dos alunos sobre a elaboração de uma marca.

O professor de Design Gráfico Marcos Pereira leciona as disciplinas de Desenho de Projeto Integrador e Processo de Criação no IESB. Segundo o docente, a aula sobre o concurso Marca Brasília serviu para auxiliar os alunos a usarem ferramentas de criação para desenvolver projetos com o objetivo de ajudar a despertar a criatividade. “Criatividade todos têm, mas o uso dessa criatividade que às vezes é um pouco difícil. Alguns já estão desenvolvendo a marca, outros estão começando a tomar ciência e se inspirando para produzir”, apontou.

A aluna do curso de Design Gráfico Debora Gentil está cursando o último semestre da graduação e está trabalhando no seu projeto para participar da iniciativa. “O concurso é muito importante porque os brasilienses podem mostrar o que eles veem da própria cidade e podem passar numa marca a vivência de Brasília, que tem uma arquitetura fantástica. Com certeza eu vou me inscrever”, ressaltou Gentil.

O aluno Pedro Vitor da Silva Faria está no sexto semestre do curso de Publicidade e Propaganda e também está interessado em ganhar o Marca Brasília. “O concurso é uma ideia muito boa, ainda mais quando se está na faculdade, pois é um desafio muito grande você criar uma marca para representar a sua cidade. Mesmo sendo aluno, o concurso traz a oportunidade de já irmos criando um portfólio para usar durante toda a graduação”, apontou Pedro.

Concurso Marca Brasília

O autor da marca vencedora do concurso Marca Brasília ganhará R$ 20 mil, que será entregue na cerimônia de premiação, no dia 22 de novembro de 2017. O projeto tem como objetivo desenvolver uma identidade visual que represente de forma positiva a capital da República e ajude a aumentar a promoção da cidade e fortalecer o turismo local. A iniciativa é capitaneada pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF e não possui fins lucrativos. A data limite para a participação no concurso vai até a próxima sexta-feira (18).

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, afirma que a ideia do concurso é a de criar uma marca duradoura, pertencente a sociedade brasiliense e que represente o verdadeiro sentimento de quem visita ou mora em Brasília. “Esse concurso tem um significado muito importante. Queremos que surja uma marca que represente a nossa cidade além da Esplanada dos Ministérios ou da política”, diz Adelmir. “Estamos envolvendo as entidades produtivas, as universidades, os jovens e queremos envolver toda a população neste processo da criação e escolha da marca”, destaca.

O presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio, Francisco Maia, esclarece que a intenção do concurso é a de engrandecer Brasília como destino turístico. “A intenção é que a nova marca seja usada por quem quiser. Não será uma marca de governo ou do governo, será uma marca da sociedade” ressalta Francisco Maia. “Espera-se que essa identidade visual ajude a representar positivamente a imagem de Brasília no Brasil e no exterior e sirva para fortalecer o turismo e a paixão pela capital federal. As marcas finalistas do concurso serão escolhidas mediante votação popular”, explica. Mais informações pelo site www.marcabrasilia.com.br.

tabela