fbpx

Entidades da área de TI se unem para debater a importância do segmento para Brasília

Foi aberta na manhã desta terça-feira (5) a primeira Mostra de Tecnologia Brasília + TI, na Câmara Legislativa. Com o tema “A importância da TI na recuperação da Economia”, a inciativa é fruto de um trabalho conjunto das entidades representativas do segmento e vai até quinta-feira (7). A mostra conta com mais de 70 estandes, que contemplam desde micros e pequenas empresas até médias e grandes organizações da área de informática. A entrada é gratuita perante credenciamento no local.

2017-12-05-Adelmir seminario Brasilia TI na CLDF-33O presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle, fez a abertura do encontro e ressaltou que a casa do povo está de portas abertas para encontros da sociedade civil. “O evento Brasília + TI é o resultado da ação da sociedade civil nesta casa. Brasília carrega o símbolo do novo, não é apenas um aglomerado de edifícios, ruas, carros e pessoas. A cidade oferece uma proposta de um novo paradigma, de um outro conceito. Então essa é a lógica que precisamos fazer, sair do modelo de um círculo vicioso de pobreza e de crise para um círculo virtuoso de colaboração e crescimento”, ressaltou Joe Valle.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, frisou que a tecnologia está presente diretamente na vida de todos. “Ninguém pode descordar de que tudo na nossa vida envolve tecnologia. Porque tudo o que fazemos, das coisas mais simples até as mais complexas, envolvem tecnologia da informação, envolvem inovação. E compreendo que uma solenidade de abertura dessa natureza tem por objetivo que as empresas locais mostrem os seus negócios e do que elas dispõem, para vender, fazer e beneficiar a nossa unidade federativa”, destacou Adelmir.

Ainda de acordo com o presidente da Fecomércio, as empresas brasilienses de TI têm interesse de se integrarem com o Poder Legislativo local. “Os empreendedores têm várias dificuldades com processo legislativo, nas leis brasileiras, que inclusive estão atrasadas em relação ao movimento tecnológico. É claro que isso nós não vamos alcançar nunca, no ponto de vista das leis, pois a rapidez e o avanço da tecnologia é muito maior. É uma ilusão imaginarmos que o Estado vai regular o surgimento, o crescimento desses conhecimentos que são inovadores”, ressaltou Adelmir Santana. Ele elogiou a aproximação do poder legislativo com os empresários de tecnologia da cidade.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei), Charles Dickens, apontou que a evolução tem que ser constante e dinâmica, principalmente no que tange a qualificação da mão de obra, incentivo, fomento, além da segurança tributária e jurídica do setor. “Se fossemos comparar o nosso mercado com outras economias e outras atividades, veríamos que o nosso setor tem uma alta produtividade por metro quadrado, ou seja, eu preciso de pouco espaço para gerar uma grande quantidade de renda”, afirmou. Segundo Dickens, para as empresas na área de TI crescerem de forma acelerada e constante é necessário programas de Estado com objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, onde a tecnologia deve ser considerada como um dos principais pilares para transformação social, além de geração de conhecimento, emprego e renda.

O presidente da Câmara Temática de Tecnologia da Informação da Fecomércio-DF, Marco Tulio Chaparro, também afirmou que é de extrema importância a organização da sociedade civil da área de TI de Brasília se unir em prol do setor. “O grande mérito desse evento é poder reunir a sociedade civil de TI. Pois a tecnologia transforma os diferentes em iguais, não importa a classe social, raça, credo ou religião, todos utilizam a tecnologia, seja no celular ou computador, aplicativos iguais ou similares. Por isso, precisamos fomentar Brasília, nossos empregos, nossas empresas. Os outros Estados estão se preparando e nós precisamos responder à altura, e com certeza o governo tem muito a ganhar com o auxílio da sociedade civil nesse processo”, apontou.

O presidente da Federação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-DF) e vice-presidente da Câmara Temática de Tecnologia da Informação da Fecomércio-DF, Christian Tadeu, afirmou que em um mundo cada vez mais voltado para a mentalidade digital, a TI exerce o papel essencial de viabilizar uma profunda mudança nos padrões e métodos e ferramenta de trabalho. “A TI está presente em vários aspectos trazendo produtividade e mais eficiência. Hoje a tecnologia assume papel estratégico para gerenciamento da informação de forma que ela se torne um insumo para tomada de decisões para aquilo que envolve a coisa pública”, conclui Christian Tadeu.

Realizadores

Realizam o evento as seguintes entidades: a Câmara Temática de TI da Fecomércio, o Sindesei, a Câmara Legislativa, o Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do DF (Assespro-DF), a Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps-DF) e a empresa Tecsoft. Mais informações: 3234-4166 ou 3233-1439.