Endividamento das famílias brasileiras aumenta na comparação mensal

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que, em setembro, o Brasil registrou um índice de 58,2% de famílias endividadas, o que representa uma alta em relação aos 58% observados em abril. Em relação ao mesmo mês do ano passado houve queda. Em setembro de 2015 o endividamento atingia 63,5% das famílias brasileiras.

peic

De acordo com a pesquisa, 14,4% das famílias se consideram muito endividadas e 21% afirmaram ter mais da metade da renda mensal comprometida com pagamento de dívidas. O cartão de crédito permanece no topo da lista entra as dívidas mais comuns (76,3%), seguido do carnê (14,8%) e do financiamento de carro (10,9%).

Segundo a divisão econômica da CNC, a retração do consumo, em virtude da persistência da inflação e da contração da renda, além do elevado custo do crédito, explica a redução na comparação anual.  Entretanto, a entidade destaca que a manutenção de alta taxa de juros e a instabilidade do mercado de trabalho ampliou o percentual das famílias com contas ou dívidas em atraso na comparação mensal.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento. A Peic é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.