Editora Senac lança livro da pioneira Mercedes Urquiza

Um coquetel realizado nesta quarta-feira (11), no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília, marcou o lançamento de mais uma obra da Editora Senac-DF. Escrito por Mercedes Urquiza, o livro A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília conta a história da construção da Capital do País na visão da pioneira argentina. A noite de autógrafos contou com a presença de mais de 200 convidados, entre eles o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, e o diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves.
“É uma honra para o Senac-DF contribuir para deixar registrado em um livro essa parte da história da construção de Brasília que até então era desconhecida pela maioria das pessoas. A autora chegou aqui três anos antes da inauguração. Saiu de Buenos Aires bastante jovem, onde deixou família e amigos, em busca do sonho de participar da construção da nova capital do Brasil, com o marido”, destacou o diretor do Senac, Luiz Otávio. “O lançamento deste livro é um reconhecimento da obra de Mercedes Urquiza e sua contribuição para a história da nossa cidade”, completou.
A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília mostra a aventura de dois jovens, Mercedes e seu marido Hugo Maschwitz, que aos 18 e 21 anos, respectivamente, deixaram Buenos Aires, onde tinham o apoio de suas famílias e viviam muito bem financeiramente, para chegar a Brasília e começar do nada. O livro possui uma linguagem leve e bem humorada, com 250 páginas divididas em 30 capítulos, é recheado de fotos da coleção particular da autora, imagens únicas da época da construção de Brasília.
“Esta noite representa a realização de um grande sonho enquanto ainda estou em tempo de contar as histórias do início de Brasília e espalhar, se Deus quiser, não só para meus amigos, mas para toda a cidade, porque todo mundo gostará de ler esses relatos”, destacou Mercedes em sua noite de autógrafos. “É um orgulho e uma alegria muito grande porque escrevi com muito carinho e cuidado. Tudo que está aí é autêntico, verdadeiro e representa minha própria história ligada à cidade”, completou a autora, que foi a primeira corretora oficial da Novacap e correspondente do jornal argentino La Nación, além de ter sido intérprete de visitantes ilustres, por possuir diploma de Cambridge pelo estudo da língua inglesa. Além disso, Mercedes e seu marido fundaram a primeira agência de viagens da cidade no recém-inaugurado Hotel Nacional.
Para Bete Bhering, editora-chefe da Editora & Livraria Senac-DF, a noite de lançamento representou para o Senac a participação na realização do sonho de Mercedes Urquiza. “Trabalhamos para que o lançamento ocorresse perto do aniversário da cidade, para fazer parte das festividades. Tem muitas histórias no livro, as fotografias são belíssimas. Ela herdou esse acervo de um fotógrafo sueco que na época da inauguração estava em Brasília fazendo fotos para a revista National Geographic. Além de algumas fotos estarem ilustrando a história dela no início de Brasília, também fazem parte de uma exposição itinerante na qual ela corre o mundo com apoio da Marinha do Brasil”, destacou Bete.
Serviço:
O livro A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília pode ser adquirido na Livraria Senac, localizada no térreo do SIA Centro Empresarial (SIA Trecho 3, lotes 625/695, bloco C, térreo), ou pelo site da Editora & Livraria Senac-DF (www.df.senac.br/editora).
Entre em contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt