As vendas no Dia das Mães em todo o País devem registrar um crescimento real de 4,3% em relação ao ano passado. Se a expectativa for confirmada, será o maior crescimento para o período em cinco anos. É o que aponta levantamento divulgado nesta sexta-feira (27), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). De acordo com o estudo, os setores que devem ter mais destaque na data são de: artigos de uso pessoal e doméstico (12,7%) e de hiper e supermercados (7,9%). Por outro lado, as vendas do setor de produtos de informática e comunicação deverão contabilizar retração média de 2% ante o mesmo período do ano passado.
Confirmada a previsão, o varejo apresentará crescimento de +6,1%, o maior desde 2013. Apesar de positiva, essa expectativa não será suficiente para repor as perdas acumuladas com a data em 2015 e 2016 (-9,4%), mesmo levando-se em consideração o pequeno incremento verificado no ano passado (+2,6%). No varejo, o Dia das Mães é considerado o “Natal do primeiro semestre”, movimentando aproximadamente R$ 9,4 bilhões em vendas. Com expectativas mais favoráveis por parte dos varejistas em relação ao desempenho das vendas, a contratação de trabalhadores temporários pelo setor deve ser maior neste ano, com a criação de 21,1 mil vagas. Em 2017, foram criadas 20,4 mil vagas temporárias. O salário médio de admissão deve ficar em torno de R$ 1.220, 3% acima do valor médio pago na mesma data comemorativa de 2017.