fbpx

Conselho de Desenvolvimento Econômico formado pela sociedade civil é empossado para biênio 2018-2019

Os membros da diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese) tomaram posse na noite desta terça-feira (21) para o biênio 2018-2019. A posse foi realizada em cerimônia na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, foi empossado como conselheiro consultivo e destacou o papel do grupo para o desenvolvimento local.

114A5885Segundo Adelmir, é necessário mostrar à sociedade a existência do Codese, uma entidade nova que tem os princípios de buscar o caminho do planejamento e de soluções viáveis para o futuro de Brasília. “O Codese junta todas as instituições representativas do setor produtivo do DF com um objetivo delineado: o de fortalecer a todos”, disse Adelmir. “Brasília é fruto de um sonho. Hoje, temos problemas, como a população elevada e dificuldades de uma cidade que está em expansão. Por isso, precisamos da participação de todos no sentido de planejá-la, para não sairmos por aí tocando as coisas como no passado, com base em questões populistas. Acredito que ainda há tempo de planejar para evitar outros problemas sérios, como a falta de água, que estamos vivendo agora”, destacou Adelmir Santana.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve presente na cerimônia e falou sobre as vocações da capital federal. “Precisamos construir juntos as alternativas para resgatarmos a vocação inovadora e vanguardista da nossa cidade”, disse. “Tenho esperança, confiança e otimismo na nossa cidade e no País. Brasilia é a maior prova da capacidade do nosso povo, obra de gênios das mais diversas áreas e de milhares de trabalhadores.” O governador também falou sobre o esforço do GDF para contribuir para a recuperação da economia, citando os avanços na legislação dos puxadinhos da Asa Sul e Norte, além da aprovação da lei de permeabilidade do solo.

Já o presidente eleito do Codese, Paulo Roberto de Morais Muniz, disse que o conselho está unido para concentrar esforços e distribuir responsabilidades entre o setor produtivo, visando o bem estar da cidade e alcançar o desenvolvimento econômico e sustentável do Distrito Federal. “Temos esperança no futuro e trabalharemos para mudanças de que tanto precisamos para Brasília”. Ele também falou um pouco da trajetória do Codese até aqui. O grupo foi formado em março deste ano. “Mesmo em um curto período de tempo já estamos elaborando e discutindo projetos, por meio de 16 câmaras temáticas, para gerarmos mais empregos e melhorar todo o ambiente produtivo”, disse.

Paulo Muniz acrescentou que o trabalho está muito positivo e empolgante. “Temos um desafio pela frente. Contamos com todas as ferramentas intelectuais e uma força de trabalho ímpar. Nós juntos podemos mais. Nossa principal intenção com o Codese é o de criar um projeto de Estado a longo prazo para melhorar a economia da cidade e alavancar várias áreas de interesse da comunidade brasiliense”, destacou Muniz. Também estiveram presente na solenidade de posse o superintendente da Fecomércio-DF, João Vicente Feijão; o presidente do Sindeventos-DF, Francisco Maia; o presidente do Sindicondomínio, Geraldo Dias Pimentel; o presidente do Sincaab, Célio Ferreira de Paiva; o presidente do Sindhobar, Jael Antonio da Silva; o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro; o presidente do Sindsuper, Antonio Tadeu Perón; o Secretário Adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour; o empresário e ex-governador do DF, Paulo Octávio e o deputado federal Rôney Nemer.

Sobre o Codese

Criado em março de 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada, o Codese tem caráter deliberativo e consultivo. Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo. O Codese tem como característica a participação voluntária, com foco no desenvolvimento econômico e social.

Diretoria

Presidente: Paulo Roberto de Morais Muniz

Vice-presidente: Luiz Carlos Botelho Ferreira

Superintendente: Márcio Flávio Mafra