O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, participou na manhã desta segunda-feira (19) da segunda Reunião do Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. No encontro foram apresentados os relatórios finais das Câmaras Temáticas do Conselho. A próxima reunião para debater os resultados está marcada para o dia 3 de julho.
Também estavam presentes na reunião o secretário de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do DF, Sérgio Sampaio; o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski; o secretário executivo do CDES/DF, Agnaldo Moraes; o assessor da CDES/DF, Ronaldo Alves; o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó;  a reitora da UnB, Márcia Abrahão; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, Luís Afonso Bermudez; o vice-presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta;  e o coordenador-geral de Execução Orçamentária, Financeira e Prestação de Contas, Eliel de Souza Mendes.
O colegiado tem o objetivo de discutir as demandas da população e opinar sobre soluções possíveis no âmbito do desenvolvimento econômico. Com base nele, serão estabelecidas ações para desburocratizar processos e ampliar as parcerias do governo com a sociedade. São 69 conselheiros, sendo 47 representantes de distintos setores da sociedade civil e 22 do governo de Brasília. O conselho foi criado por meio do Decreto nº 33.359, de 23 de novembro de 2011, e alterado pelo Decreto nº 36.297, de 22 de janeiro de 2015. A nova redação detalha as atribuições do grupo, altera a composição e estabelece a participação efetiva da sociedade civil.
Câmaras Temáticas
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal criou um grupo de trabalho dividido em seis câmaras temáticas. São elas: água, resíduos sólidos, educação como ferramenta para o desenvolvimento, Consórcio Brasil Central, dinamização da economia e uso do solo. A ideia é tratar todos os assuntos de maneira convergente e integrada para evitar sobreposição e conflito de ações.