fbpx

Confiança do consumidor fechou o ano passado com estabilidade

A confiança do consumidor encerrou 2017 de maneira estável. Em dezembro o índice que mede a confiança do consumidor foi de 40,9 pontos, registrando um ponto a menos quando comparado com o de janeiro de 2017 (41,9). É o que disse estudo divulgado nesta segunda-feira (15), pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que abaixo de 50 pontos significa predomínio da percepção negativa do consumidor.
Segundo o SPC Brasil, a variação do índice não mudou muito durante todo o ano passado, o que caracteriza uma estabilidade da confiança do consumidor. A entidade destaca ainda que para os próximos meses, espera-se que o processo de recuperação da economia brasileira produza efeitos positivos, melhorando a avaliação tanto do momento atual quanto das perspectivas para o futuro.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.