Concurso elegerá marca para representar Brasília como destino turístico

marcaDe um concurso nacional de arquitetura nasceu o plano piloto da capital federal. Agora, um grupo de entidades ligadas ao turismo espera que também de um concurso nasça a identidade visual que representará Brasília perante o Brasil e o mundo. O entendimento dessas instituições é que a melhor forma de estimular o turismo de uma cidade é fortalecendo a sua imagem e a autoestima da população. Seja como capital de todos os brasileiros ou como cidade do coração, a Câmara Temática de Turismo da Fecomércio, em parceria com o trade turístico local e o Sebrae, realizará nesta terça-feira (25), às 9h, no auditório do Uniceub, a apresentação do concurso Marca Brasília. A iniciativa busca eleger a marca e o slogan que representará a cidade.

O concurso será aberto a qualquer cidadão a partir de fevereiro de 2017. Para participar é preciso atender o edital técnico de participação, respeitando períodos e fases.  O concurso está previsto para começar em fevereiro de 2017. O canal para inscrições dos trabalhos ainda será divulgado. No final, depois de passar por um crivo técnico, as marcas finalistas serão escolhidas pela própria sociedade, por meio de votação popular. Tudo isso visando proporcionar os sentimentos de pertencimento, orgulho e identidade para o brasiliense, além de fortalecer o turismo local. “Nossa intenção é fazer com que todos ajudem a criar uma marca que represente Brasília. Grandes metrópoles mundiais e estados do Brasil possuem uma identidade visual que os caracteriza. Queremos que os brasilienses também carreguem esse sentimento de pertencimento e assim a gente divulgue melhor a cidade”, ressalta Adelmir Santana.

Depois de eleita, a utilização da logo será gratuita, condicionada a um manual de boa utilização, sob a guarda das entidades realizadoras. Os idealizadores esperam que o governo do DF também apoie a iniciativa. De acordo com o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio, também presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos (Sindeventos), Francisco Maia, o projeto Marca Brasília é mais uma grande oportunidade para o turismo do DF. A meta pe propiciar algo inédito, que valorize a Capital Federal.

“O projeto prevê ações que certamente trarão uma marca própria para Brasilia e contribuirão com a economia local”, ressalta Francisco Maia. Em caráter voluntário, serão convidadas personalidades de setores distintos da sociedade para compor a banca de notáveis do júri que escolherá a identidade. A programação para o evento terá ainda a apresentação do regulamento do concurso Marca Brasília e seminários sobre marca e branding de destinos turísticos. O ciclo de palestras contará com uma apresentação da presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado, e do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz.

Câmara de Turismo

Em todo o mundo existe a convicção de que turismo é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico e social. Atrai investimentos, gera emprego, renda e promove a sustentabilidade dos destinos. De acordo com estudos, pelo menos 1 em cada grupo de 10 empregos gerados no mundo é no setor de turismo, responsável, portanto, por 10% da força de trabalho mundial. Pensando nisso a Fecomércio criou a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade, reunindo as principais entidades do setor privado.

Lançamento do Concurso Marca Brasília

Dia: 25/10