Uma comitiva da Fecomércio-DF participará nesta quinta-feira (1º), ao lado da delegação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, da terceira edição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que será realizada em Palmas (TO). O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, atende a convite do presidente do consórcio, governador de Goiás, Marconi Perillo.

Adelmir com maconicos-9

Na reunião, um dos principais temas tratados será o Turismo. Adelmir estará acompanhado do segundo vice-presidente da Fecomércio e presidente da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da instituição, Francisco Maia. “Esse é o momento em que a gente pode encontrar caminhos para fortalecer o turismo com geração de emprego e renda para todo Centro-Oeste”, ressalta Santana. A intenção é apresentar uma proposta de criação de um conselho que una as câmaras de turismo das Federações do Comércio do estados da região para trabalhar uma gestão integrada.

O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional, com base na cooperação entre os chefes da administração pública.

Projetos do Distrito Federal

Por meio de sua Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade, a Fecomércio-DF lançou alguns projetos para movimentar o turismo na capital federal. O último lançamento foi o Marca Brasília. O objetivo da iniciativa é incentivar a criação de uma identidade visual para representar Brasília de forma positiva, contribuindo para a promoção da cidade e fortalecimento do turismo local. O projeto não tem fins lucrativos ou políticos.

Outra ação realizada foi a elaboração de um Plano Diretor de Turismo pela Fecomércio. O documento, que contém 80 páginas, foi entregue para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Entre outros pontos, o plano sugere a revitalização dos principais monumentos de Brasília, investimentos para a captação de eventos de grande porte nacionais e internacionais, reformas nos espaços culturais, além de serviços turísticos de lazer e aventura às margens do lago Paranoá.

Alguns projetos ainda estão em fase de elaboração e execução. Dentre eles, existe a proposta de criação de um site oficial contendo informações dos pontos turísticos da cidade, com o intuito de facilitar a visualização pelo turista, e também existe o projeto para trazer um Natal iluminado para Brasília em 2017. Inspirado no Natal de Gramado (RS), a ideia é encher a cidade de decorações natalinas e oferecer muita diversão para a família brasiliense. Todas essas ações têm sido capitaneadas pela Fecomércio-DF com intuito de promover o desenvolvimento econômico e social da região.