fbpx

Comércio do DF espera aumentar as vendas com o Dia dos Namorados

O levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio-DF, no período de 19 a 22 de março, mostra que a expectativa de crescimento nas vendas no Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é de 12,51% quando comparado com o mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada com 404 empreendimentos do comércio de 14 segmentos diferentes. Os lojistas de Relógio e Óculos e Calçados e Acessórios lideram o ranking entre os mais confiantes, registrando expectativa de crescimento nas vendas na ordem de 24,50% e 21,43%, respectivamente.

 De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, com o fim da greve e retomada da rotina, o Dia dos Namorados ainda pode trazer boas vendas. “Esta é considerada a terceira melhor data para o comércio. Esperamos que a expectativa dos empresários se concretize em números de vendas”, aponta Adelmir. O levantamento do Instituto Fecomércio constatou que a maioria dos lojistas entrevistados, 78,7%, declarou que vai manter o mesmo preço do produto em relação a 2017, não aplicando aumentos em 2018. Apenas 19,1% dos entrevistados declararam que aumentarão os preços. No quesito Estratégias para o Período, 63,9% pretendem usar estratégias para alavancar suas vendas, preferencialmente por: Promoções (59,3%), Divulgação em Rede Social/Panfleto (49,6%), e Kit de Produtos Direcionados (27,5%). Essas estratégias demonstram uma maior disposição do lojista para atrair o cliente e atender suas necessidades nesse período promocional. O empresário acredita que o consumidor gastará uma média de R$ 243,49 com presentes.

A pesquisa também retrata que a mão de obra ocupada no período deve expandir-se em 5,15% em média. Contudo, as ofertas devem ocorrer de forma bastante irregular entre os segmentos. O destaque esse ano nas contratações ficou para o ramo de floricultura, com expectativa de crescimento de +101,25% na ocupação de vagas de trabalho temporárias.

Consumidor

Entre os consumidores brasilienses, 47,9% dos entrevistados responderam que têm a intenção de comprar algum presente. Já os que não têm intenção de compra para o período, somam 46,6% (destes 66,8% declararam que não têm a quem presentear) e os que declararam não saber se efetuarão alguma compra somam 5,5%. Foram entrevistadas 401 pessoas para o levantamento. Nesse Dia dos Namorados, o levantamento revela que as preferências dos consumidores indicam a compra de produtos como Cosméticos e Perfumes (35,5%), Calçados e Acessórios (34,1%), Flores e Cestas (18,2%).

O preço médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 267,81. Quanto à forma de pagamento, 49,5% dos consumidores declararam preferir o pagamento à vista na compra para o Dia dos Namorados. Essa preferência indica que grande parte da população consumidora com intenção de compra ainda se encontra com os limites de créditos restritos. Quanto à experiência de consumo, o fator de recompra, apontado por 59,4% dos entrevistados, foi o Desconto/Promoção. Isso indica que o consumidor buscará o melhor preço para decisão de sua compra, fidelização e indicação.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.