Comércio do DF aposta no dia das mães para crescer 11,13%

Dia das maes-4-boletim-1Os empresários do comércio brasiliense estão confiantes com o Dia das Mães. A expectativa de crescimento nas vendas durante o período é de 11,13% em relação ao mesmo período de 2017. No ano passado, a perspectiva de alta era de 6,31%. É o que mostra a pesquisa do Instituto Fecomércio. O levantamento foi realizado com 401 lojistas de rua e de shoppings do DF de 14 segmentos diferentes.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que o lojista acredita que esse Dia das Mães será melhor do que o de 2017 em desempenho de vendas, chegando a 60,6% o percentual de lojistas otimistas. Em 2017, apenas 39,5% dos lojistas estavam otimistas e acreditavam em vendas melhores no Dia das Mães. “Esse crescimento de expectativa positiva indica que o lojista já está percebendo melhores possibilidades de vendas e um comportamento de consumo mais aquecido com chances de crescer ainda mais no período”, revela Adelmir. Ainda segundo ele, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio e por isso os empresários sempre apostam no crescimento das vendas.

Os segmentos de Cama, Mesa e Banho, e Perfumaria e Cosméticos lideram o ranking entre os lojistas como os segmentos mais otimistas para o período, registrando melhoria na expectativa de vendas da ordem de 18% e 17,88%, respectivamente.

Sobre as contratações temporárias, a maioria dos entrevistados (80,8%) afirmou que não pretende reforçar o quadro de funcionários para o período, 11,7% vão contratar e 7,5% ainda não decidiram. O segmento de Floricultura é o que mais pretende contratar. No quesito Estratégias para o período, 57,6% pretendem usar estratégias para alavancar suas vendas, tais como: divulgação, propaganda em redes sociais (77,1%). Em relação aos estoques, 38,6% dos lojistas ampliarão suas reservas de mercadorias. Quanto ao preço médio do presente para o Dia das Mães, os empreendedores acham que o cliente brasiliense vai desembolsar em torno de R$ 120 nas mercadorias.

Visão do consumidor

A maioria dos brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia das Mães. É o que mostra a pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. O levantamento ouviu 400 pessoas, sendo 172 mulheres e 228 homens. De acordo com a análise, 53,5% dos entrevistados têm a intenção de comprar algum presente para o Dia das Mães. Para aqueles que têm a certeza em presentear suas mães, o destaque ficou para o setor de Calçados e Acessórios, com 32,3% da preferência, seguido de Cosméticos e Perfumes, com 31,9%. O preço médio do presente a ser gasto pelo consumidor é de R$ 158,71.

Quanto à forma de pagamento, 66,8% dos consumidores declararam a preferência pelo pagamento à vista na compra para o Dia das Mães. Essa preferência indica que os limites de créditos ainda continuam restritos forçando o consumidor a optar por pagamentos que possam ser comportados pela sua disponibilidade atual. Esse comportamento poderá ser um limitador para as vendas de maior valor.

Entre em contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt