fbpx

Câmara de Tecnologia da Fecomércio estimula participação de startups em programa que oferece até R$ 1 milhão

A Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação da Fecomércio-DF, com apoio do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática (Sindesei-DF), realizou na noite de quinta-feira (20), uma palestra sobre o programa de investimento em startups inovadoras da  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que será feito por meio de uma seleção e terá um aporte financeiro de até R$ 1 milhão para as startups escolhidas.

O analista da Finep, Alexandre Cabral, explicou que para participar é necessário que o interessado entre no site: www.finep.gov.br e se cadastre, até o dia 7 de agosto deste ano, além de responder algumas questões para participar da seleção. “Para startup ser selecionada, é necessário que se tenha uma tecnologia inovadora e demonstre o motivo pelo qual ela é, de fato nova, além de ter uma equipe qualificada e uma proposta de valor consistente. Precisamos ter alguma ideia das empresas inscritas para selecionar as que serão beneficiadas”, disse Alexandre Cabral.

Ele também explicou que o objetivo desse projeto é fortalecer o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, por meio do apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado. “O fundamento é disponibilizar recursos financeiros para que startups com alto potencial de crescimento e retorno possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o País.”

Para se enquadrar nos critérios do projeto, é necessário que objeto principal da captação de recursos esteja no mínimo na fase de protótipo ou testes, preferencialmente já tendo sido realizadas as primeiras vendas, assim como apresentem, no ano do lançamento do edital, receita bruta de até R$ 3,6 milhões e tenham sido registradas na Junta Comercial no mínimo seis meses antes do lançamento do edital.

O presidente do Sindesei-DF, Charles Dickens, disse que essa é uma oportunidade imensa para os jovens e empresas que estão começando. “Quando eu tinha 17 anos, tinha o sonho de empreender, mas não sabia como. O primeiro problema que eu tive foi a falta de dinheiro e orientação. Agora, com essa parceria da Finep, vamos conseguir abrir essa oportunidade e apoiar as pessoas e os jovens empreendedores que querem, de fato, abrir um negócio de sucesso”, explicou Dickens.

Já o presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais, Hugo Giallanza, disse que a ideia principal da palestra foi traçar um caminho para as empresas de Brasília conseguirem entrar no edital da Finep. “Essa proposta busca agregar valor às iniciativas e projetar empresas inovadoras no Brasil e no mundo”, disse.