Atividade econômica do DF cresceu 1,1% no último trimestre de 2017

O setor de serviços é o responsável por 94,3% da economia do DF, segundo dados do Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), divulgados nesta quarta-feira (14), pela Companhia de Planejamento (Codeplan). De acordo com o estudo, a atividade econômica em Brasília nos últimos três meses de 2017 registrou crescimento de 1,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. É o primeiro resultado positivo do DF nesse quesito nos últimos dois anos e meio.

O levantamento mostra que esse avanço na economia é explicado pelos bons resultados em dois setores: Agropecuária (11,1% de crescimento no último trimestre de 2017 na comparação com 2016) e Serviços (1,2% de crescimento). No total do ano de 2017, o setor agropecuário cresceu 15,7% na comparação com 2016. Segundo o estudo, o crescimento é explicado pelo resultado da safra de produtos como feijão e milho. Apesar disso, a agropecuária tem pouco impacto no desempenho total da estrutura produtiva brasiliense, cerca de 0,3%.

hairJá o setor de Serviços, é o que detém a maior representatividade na economia de Brasília, responsável por 94,3% do PIB. No total do ano, o crescimento foi de 0,3%. As atividades econômicas que apresentaram variação positiva na comparação do ano foram Administração, Saúde e Educação Públicas, com 0,9%, e Atividades Financeiras, Seguros e Previdência Complementar, com 0,7%. O grupo Outros Serviços subiu 2,9%. Houve redução em Serviços de Informação (-1,3%) e em Comércio (-1%). A atividade Administração, Saúde e Educação Públicas cresceu 0,9% nos três últimos meses de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016, e registrou variação nula no acumulado do ano.

A Indústria, que corresponde a 5,4% da estrutura produtiva da DF, teve queda de 1,8% no último trimestre de 2017. Nos 12 meses do ano, a retração foi de 2,8%. A Construção, atividade responsável por 2,9% da atividade econômica local e 54,9% do setor industrial, contraiu 1,4% nos últimos três meses do ano em relação aos mesmos meses de 2016. A atividade acumulou perda de 228 postos de trabalho no Distrito Federal, no decorrer de 2017, ritmo melhor que no ano anterior, quando foram eliminados 7.051 empregos formais.

Os segmentos que registraram número maior de contratações do que de desligamentos ao longo do ano foram: Fabricação de Produtos Alimentícios (274) e Fabricação de Produtos de Minerais não Metálicos (182), que representam, juntos, mais de 35% da Indústria de Transformação local.