Adelmir Santana ressalta transparência do Sistema S em audiência no Senado

O presidente da Fecomércio-DF e vice-presidente da CNC, Adelmir Santana,  e o primeiro vice-presidente da CNC, Josias Albuquerque, participaram nesta quinta-feira (28) de uma audiência pública representando a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A sessão foi proposta e conduzida pelo senador e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Ataídes Oliveira (PSDB-TO), para debater a eficácia das entidades que compõem o Sistema S. Ataídes apresentou uma série de questionamentos aos representantes das entidades do sistema presentes durante a audiência, realizada no Senado Federal.

Em resposta aos questionamentos, Adelmir Santana ressaltou que o Sesc e o Senac, entidades que compõe o Sistema S junto com Senai, Sesi, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop, têm uma estrutura organizacional extremamente sólida, além de serem entidades controladas e fiscalizadas por vários órgãos. Representantes dessas instituições também participaram da audiência.

“O Sesc e o Senac são fiscalizados pelo conselho nacional, conselho regional, por auditores independentes, conselho fiscal, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União”, explicou Adelmir. “Além desses órgãos de controle externo e interno os mecanismos de transparência são evidentes, através da publicação dos orçamentos anuais feitos pelos ministérios correspondentes. No caso do Senac o Ministério do Trabalho, e no caso do Sesc o Ministério do Desenvolvimento social”, ressaltou Adelmir. Além disso, ele lembrou que são disponibilizadas informações por todos os meios possíveis para que a sociedade e as autoridades tomem conhecimento dos dados das entidades. “Não existem instituições no Brasil que tenham maior transparência do que as do Sistema S”, afirmou.

Eficácia do Sistema.

Adelmir também relatou as ações realizadas pelas instituições, que juntas fizeram mais de oito milhões de atendimentos no período de um ano. “O Senac, por exemplo, tem uma atuação com 625 unidades operativas fixas e 6,9 mil ambientes pedagógicos, alcançado mais de três mil municípios brasileiros. Vale lembrar que o Senac também tem 396 centros de formação profissional e 251 polos de cursos superiores”, disse Adelmir.

Em relação ao Sesc, Adelmir destacou as ações da instituição que visam difundir o esporte, a saúde, a cultura e o lazer. “O Sesc está presente em mais de dois mil  municípios do País. A entidade também oferece o programa Mesa Brasil que está presente em todos os estados brasileiros, com o intuito de reduzir a fome e a desnutrição por meio de alimentos excedentes ainda próprios para consumo”, explicou.