Adelmir Santana recebe medalha do Mérito Consciência Cidadã

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, foi homenageado na noite de sexta-feira (23), no auditório do Centro Cultural de Brasília, por sua extensa vida pública e sua atuação ativa junto aos empresários e o comércio da cidade. Adelmir recebeu a medalha do Mérito Consciência Cidadã, entregue pela Revista Capital. “É sempre bom ser reconhecido, isso significa rejuvenescer. Fico muito agradecido por ser lembrado e homenageado em nome da Federação do Comércio do Distrito Federal”, disse Adelmir Santana. Também estiveram presentes na solenidade, o superintendente da Fecomércio-DF, João Vicente Feijão, e o diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves.

Biografia

Nascido em 19 de abril de 1945, em Nova Iorque, no Maranhão, Adelmir Santana chegou a Brasília em 1964 e se formou em Administração de Empresas pelo Centro Unificado de Brasília (UniCeub). Foi funcionário público até 1971 e, em seguida, ingressou em uma multinacional da área da indústria farmacêutica, onde desenvolveu suas atividades profissionais até 1986. Neste mesmo ano, iniciou suas atividades como empresário no segmento farmacêutico, consolidando a rede de Drogarias Vison.

No ramo sindical, Adelmir Santana foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal e depois se firmou como presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF, cargo que ocupa até hoje, além de ser o presidente do Sistema Fecomércio-DF, que integra a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio.

No exercício da política, sempre foi um defensor do desenvolvimento econômico e social brasileiro. Foi senador da República pelo Distrito Federal entre 2007 e 2011, quando, entre outras ações, foi relator da Lei Complementar que criou a figura do micro empreendedor individual. Adelmir Santana também foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-DF e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, nos biênios 2007/2008 e 2009/2010.

É o atual presidente do Sistema Fecomércio no DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).